Categorias

    Pesquisa: A posição geográfica dos conjuntos habitacionais minha casa, minha vida como violador do direito à cidade no município de Nova Iguaçu

    Nossa associada Mayara Souza de Oliveira (graduanda da UFRRJ; grupo de pesquisa DIALOGOS/DICAJ), com a orientação de Lívia Pitelli Zamarian Houaiss (UFRRJ; grupo de pesquisa DIALOGIS/DICAJ), realizou a pesquisa “A posição geográfica dos conjuntos habitacionais minha casa, minha vida como violador do direito à cidade no município de Nova Iguaçu”.

    Esta pesquisa visa  investigar se os conjuntos habitacionais Minha Casa, Minha Vida no município de Nova Iguaçu violavam o direito à cidade de seus habitantes pela sua localização geográfica. A localização geográfica foi o parâmetro utilizado pela pesquisa, visto que, valorizou-se a interação dos moradores dos conjuntos com o local onde habitam e com a cidade ao redor.

    A pesquisa utilizou-se da metodologia da utilização de uma investigação bibliográfica, combinada com a investigação empírica, com levantamento de dados.

    Analisando os itens apontados acima, a pesquisadora chegou à conclusão de que o programa só teria se  preocupado em fornecer moradia, acarretando em exclusão da população de baixa renda.

    Para entender melhor, leia a pesquisa completa aqui