Para comemorar os 50 anos dos protestos de Stonewall, o Google lançou um “Monumento Vivo”
O mês de junho marca o aniversário dos protestos de Stonewall, nos Estados Unidos. Foram cinco noites de manifestações iniciadas como resposta e resistência à força policial que havia invadido o Stonewall Inn no dia 28 de junho de 1969. Essas movimentações impactaram a criação de organizações de direitos LGBTQIA+ tanto nos EUA quanto no mundo inteiro: relembrando o incidente no Stonewall, as primeiras paradas do Orgulho LGBTQIA+ aconteceram em Nova York, Los Angeles, São Francisco e Chicago, hoje, elas acontecem em 174 cidades de 46 países.
O projeto Stonewall Forever – do Google em conjunto com o Centro Comunitário LGBT de Nova Iorque – é um monumento vivo com arquivos digitalizados, gravações recuperadas e também filmagens e depoimentos inéditos para contar um pouco dessa história! In loco, o monumento funciona como uma instalação de Realidade Aumentada, um turbilhão de prismas coloridos que podem ser visitados um por um.
Além disso, o Google reuniu em infográficos uma série de dados importantes sobre a situação dos direitos da comunidade ao redor do globo; e também uma linha do tempo bem visual com alguns momentos chave da luta LGBTQIA+.
Para conferir a instalação é só entrar no link
Lembrando que o IBDU, junto com a Fundação Ford, mantém em seus projetos, linhas de ação que almejam a aproximação entre o Direito Urbanístico e os Direitos LGBTQIA+, das mulheres e da população negra, estruturando atividades conjuntas e estratégias de apoio mútuo entre organizações dessas causas.
-
-
- Para saber mais sobre a história dos protestos de Stonewall você pode acessar aqui
-