Você já pensou na facilidade que seria poder contar com uma Biblioteca Brasileira de Direito Urbanístico? Um lugar onde qualquer pesquisador, estudante ou professor pudesse consultar, pesquisar e conhecer gratuitamente os principais livros e documentos produzidos pelo campo, todos digitalizados e reunidos em um mesmo site? Uma iniciativa como essa certamente seria de grande valor para a produção e democratização do acesso ao conhecimento no Brasil e mesmo do mundo.
Mirando nesse resultado, o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico – IBDU está lançando sua nova campanha de arrecadação coletiva, com vistas à criação da maior biblioteca digital e colaborativa de Direito Urbanístico do Brasil, em que autores e autoras de todo o país poderão contribuir para a construção do repositório por meio de chamamentos públicos que serão disponibilizados posteriormente.
Como isso funcionará?
Atualmente, o IBDU conta com centenas de arquivos de publicações que foram divulgados ou veiculados em nosso site desde o seu surgimento. Diferentemente da Revista Brasileira de Direito Urbanístico – RBDU, que hoje se encontra abrigada no site do Open Journal Systems – OJS, esses arquivos hoje se encontram dispersos pelo site do Instituto. A proposta é de criação e manutenção de uma página no site do OJS destinada exclusivamente a abrigar e organizar esse acervo.
Desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP), iniciativa internacional que reúne diversas universidades pela disponibilização gratuita de pesquisas científicas, o OJS é um software livre de gerenciamento de periódicos acadêmicos. Abrigar a Biblioteca Brasileira de Direito Urbanístico nesta plataforma representa um grande passo na democratização do acesso à produção científica e na qualidade das publicações sobre o tema, avaliadas por mecanismos importantes da academia, como o Qualis, sistema publicado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação.
A meta desta campanha é de arrecadar R$ 50 mil, que serão destinados ao custeio dos serviços técnicos referentes à criação e manutenção desta Biblioteca. Parte do valor arrecadado também será destinada à contratação de um(a) colaborador(a) para apoio à Biblioteca Brasileira de Direito Urbanístico e à RBDU.
Se você acredita e defende a democratização da produção científica, CLIQUE AQUI e ajude o IBDU nesta construção coletiva!