Search

Notícias

Convite para o Evento “Fala, Carolinas!”

O Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) lançará nos dias 29 e 30 de novembro, o primeiro E-book da Coluna Tecendo Democracias e Territórios, com textos de autoras e coletivos de mulheres indígenas e negras sobre o direito à cidade, publicados pelo IBDU e Geledés, através do evento  “FALA, CAROLINA!”.

 

A programação para o lançamento virtual do e-book “Tecendo Democracias e Territórios – Encontro de Mulheres Negras e Indígenas para Transbordar a Cidade*, conta também com intervenções artísticas, lançamento de vídeo-arte e escuta das artistas que cocriam esta teia!

Agenda do dia 29:

 

📅 Data: 29 de novembro de 2023

🕖 Horário: Das 19h às 20h30

📍 Local: Canal do Youtube do IBDU

 

Presenças confirmadas!

 

Maria Carolina de Oliveira dos Santos – Mestranda em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PGGEO-UFRRJ). Licenciada em Geografia pela UFRRJ. Diretora de Relações Internacionais da União Nacional dos Estudantes (UNE) e militante do Movimento por Uma Universidade Popular.

 

Brenda Ipe – Advogada de Direito Público, pós-graduada em Direito da Criança e do Adolescente. Integrante do Coletivo Antirracista Esperança Garcia.

 

Juliana Rosa – Graduanda do curso de Direito na Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP-RS) e integrante do Coletivo Antirracista Esperança Garcia.

 

Fabiana dos Anjos Barreto Matos – Graduanda em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Foi discente bolsista no período de 2020 a 2021 no grupo de Pesquisa Direito Territorialidade e Insurgência da UEFS.

 

Maria das Graças de Jesus Xavier – Bacharel em Direito. Especialista em Direitos Humanos e Políticas públicas. Coordenadora da União Nacional por Moradia Popular (UNMP) e Red Mulher e Habitat da América Latina e Caribe Fellow Social Ashoka.

Maria Luiza de Barros Rodrigues – Arquiteta urbanista, pesquisadora cultural e curadora. Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGG-UFES) e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (FAU USP). Idealizadora e curadora da plataforma Vi.bra.tion. Cofundadora e integrante da coletiva Terra Preta Cidade e cofundadora da Cidade Quintal.

 

Aline da Silva Sousa – Bacharela em Direito e mestranda em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Pesquisadora do Direito à Cidade e extensionista no Grupo de Pesquisa Igualdade Étnico Racial e Educação. É guiada pelo seguinte lema da marcha das mulheres negras: “Contra o racismo, a violência e pelo bem viver”.

 

Cheyenne Pankararu – Bacharela em Engenharia Civil pela Escola Politécnica de Pernambuco (UPE) e mestranda em Transporte e Gestão da Infraestrutura Urbana pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Indígena Pankararu, pernambucana e sertaneja.

 

Heloísa Salles Camargo – Estudante de graduação em Direito pela FDUSP e em Licence en Droit pela Université Lumiere Lyon 2 (Parceria Internacional Triangular de Ensino Superior). É aluna bolsista do Programa de Ensino Tutorial – Sociologia Jurídica (PET/FDUSP), fez parte do Serviço de Assessoria Jurídica Universitária – Frente Povos Tradicionais (SAJU Tuíra/USP) e, atualmente, é integrante do Núcleo Direito, Discriminação e Diversidade (DDD/USP) e da Comissão Editorial da Revista Humanidades em Diálogo.

 

Ilka Teodoro – Brasiliense, advogada, mãe de 2, mestre em Direitos Humanos pela UnB, ex-Administradora de Brasília – RA PP, diretora jurídica da ONG Artemis e integrante do Instituto Anis de Bioética.

 

Teremos lançamento de um vídeo arte!

 

Lançamento do video-arte: Entrada poética – ewa nïara com vozes das colunistas a partir da obra de Carolina Maria de Jesus.

 

ewa nïara é artista transmídia, antropóloga y arte-educadora; nascida em Fortaleza, Siará e vive no Rio de Janeiro. Lança feitiços como artista visual, performer, escritora y outras mídias. Designer de moda y mestranda em Antropologia Social pelo Museu Nacional (RJ). Makumbeira edificando firmamentos de kura.

 

Agenda do dia 30/11:

 

No dia 30 de novembro de 2023  às 19h, teremos a “Roda de conversa: Carolina Maria de Jesus e o Direito à Cidade – Justiça Territorial e Reparação Racial”, cuja proposta é permitir uma reflexão conjunta sobre a dimensão territorial das lutas por justiça e reparação racial em nossas cidades. Nós do IBDU, junto com o movimento negro e pela reforma urbana, entendemos ser necessário debatermos formas de reparação racial articuladas com às lutas pelo direito à cidade, à terra e aos territórios.

 

📅 Data: 30 de novembro de 2023

🕖 Horário: Das 19h às 20h30

📍 Local: Canal do Youtube do IBDU

 

Roda de conversa: Carolina Maria de Jesus e o Direito à Cidade – Justiça Territorial e Reparação Racial

 

Mônica Oliveira é integrante da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco (RMN-PE); assessora parlamentar, educadora e comunicadora. Participante de grupos como o Movimento Negro Unificado, o Observatório Negro do Recife e o Afoxé Alafin Oyó, integra hoje a Associação Negra de Pernambuco (Anepe) e a Coalizão Negra por Direitos, contribuindo ainda com movimentos nacionais e internacionais.

 

Ana Lyvia Ribeiro é advogada com mais de dez anos de atuação em Direito Imobiliário. Mestre em Direito (Universidade Presbiteriana Mackenzie). Especialista em Direito Notarial e Registral Imobiliário (Escola Paulista de Direito). Graduada em Direito (PUC SP). Presidente da Comissão Especial de Direito Imobiliário da OAB SP no triênio 2022-2024. Autora do livro Racismo Estrutural e Aquisição da Propriedade.

 

Maura Cristina é Mulher preta, mãe solteira,  Moradora de ocupação  no Centro Antigo em pose do MSTB há 17 anos, Coordenadora Estadual do Movimento Sem Teto da Bahia MSTB, Integrante e fundadora do Coletivo Articulação  dos Movimentos e Comunidades do Centro Histórico e  Centro Antigo de Salvador, Representante na Bahia do Despejo Zero.

 

Marivaldo Pereira é Secretário de Acesso à Justiça, Auditor Federal, formado em Direito pela USP, possui mestrado em Direito Processual pela Universidade de São Paulo.

 

Ana Flávia Magalhães Pinto tem atuado como Diretora-Geral do Arquivo Nacional, secretaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) desde março de 2023. É historiadora, com formação em Jornalismo e Letras. É integrante da Rede de Historiadoras Negras e Historiadores Negros, entidade que compõe a Coalizão Negra por Direitos. É professora do Departamento de História, na graduação e na pós-graduação, bem como do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UnB. Tem se dedicado a projetos de história pública, a exemplo da exposição histórico-fotográfica “Reintegração de Posse: Narrativas da Presença na História do Distrito Federal”. É autora de “Imprensa Negra no Brasil do Século XIX” (Selo Negro, 2010) e “Escritos de Liberdade: Literatos Negros, Racismo e Cidadania no Brasil Oitocentistas” (EdUnicamp, 2019).

O evento é gratuito, conta com certificado de formação de 4h e não precisa de pré-inscrição, é só chegar!

Esta é uma oportunidade única para ouvir vozes poderosas e celebrar as histórias e perspectivas das Carolinas que estão moldando nossos territórios. 💪🏾

 

Vamos tecer juntas?!

Convida aquela pessoa querida que vai amar esse evento!

 

Nossas organizadoras!

 

Coordenação

Jessica Tavares é formada no curso de Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. Atualmente coordena a coluna “Tecendo Democracias e Territórios no Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico e é assessora legislativa do mandato coletivo da Bancada Feminista na ALESP e pesquisadora do Núcleo de Justiça Racial.

Patrícia de Menezes Cardoso é mãe de Elis e amante das águas. Advogada, mestre em Direito Urbanístico e Ambiental (PUC-SP) e doutoranda do Programa Pós-Colonialismos de Cidadania Global (CES/UC). Atua há 23 anos nas lutas pelo direito à moradia, à terra e aos territórios, junto aos movimentos sociais da reforma urbana, quilombola, caiçara e indígena. Na gestão pública, coordenou o programa de regularização fundiária de áreas da União, com destaque para a região amazônica e zona costeira brasileira (SPU). Faz parte do coletivo de fundadores do IBDU.

Coordenação adjunta

Hanna Rodrigues é doutoranda em Artes da Cena – Culturas e Patrimônio imaterial, pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Comunicação, Arte e Memória – Mídia e Formatos Narrativos, pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Especialista em Filosofia Contemporânea pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, e graduada em Direito pela Faculdade Social da Bahia. Gestora Pública em Cultura e Economia Criativa. Artista visual e do corpo, performer urbano-intervencionista.

Produção e Assessoria editorial

Lays Franco é mãe de Oníré Franco, adosu, advogada de povos e comunidades tradicionais, formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e Patrimônio Cultural da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).  Pesquisadora dos direitos à terra e território, patrimônio, regularização fundiária e relações raciais.  Atualmente compõe a coordenação administrativa e financeira da Associação de Advogados/as de Trabalhadores/as Rurais no Estado da Bahia.

Ilustrações

Dora Lia é ilustradora, formada em Design gráfico e produto, com 11 anos de experiência, seu trabalho é especializado em criação de identidade visual e Rebranding de empresas e projetos pensado para pessoas negras.

Hoje é diretora de arte da Agência de Jornalismo Alma Preta e compõe a diretoria da escola de samba Camisa Verde e Branco, uma das escolas mais tradicionais do carnaval paulista.

Diagramação

Isabela Alves tem 25 anos, sol em Capricórnio e o coração quente. Trabalha com comunicação, artes visuais, produção cultural e escrita. Hoje, se realiza como articuladora de comunidades na Énois Laboratório de Jornalismo e Casa Sueli Carneiro, e lidera a produção do Movimento Cultural Recreativo Dois-Dois, um novo espaço cultural de São Paulo.