Search

Rede Nordeste realiza intermediação entre moradores da Ocupação Menino Miguel e a polícia de Recife

Na madrugada da última segunda-feira (05), a Rede Nordeste de Monitoramento e Incidência em Conflitos Fundiários, vinculada ao Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico - IBDU, foi chamada para a intermediação das tratativas da Ocupação Menino Miguel, no bairro de Santo Antônio, região central do Recife (PE).

A polícia se retirou rapidamente do local, pois o imóvel já se encontrava ocupado, entendeu que as tratativas a partir daquele momento seriam judiciais. A guarda privada, que de início tentou intimidar os ocupantes, seguiu a mesma orientação.

O imóvel abandonado e com dívidas milionárias com a Prefeitura é ocupado por 50 famílias do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas - MLB e do Movimento de Luta e Resistência pelo Teto - MLRT.

O antigo Hotel Nassau estava abandonado há mais de 20 anos e, desde 1999, não recolhe IPTU, somando mais de R$ 3,2 milhões em dívidas ao município. Já havia sido indicado, em estudo elaborado pelos movimentos pela e sociedade civil em 2018, como um dos 42 imóveis no bairro de Santo Antônio que se encontrava abandonado, sendo reconhecido pelo Plano Diretor de 2021 como um dos imóveis prioritários para realização de estudos para reconhecimento como Imóvel Especial de Interesse Social.

Os movimentos iniciaram o contato com a Defensoria Pública do Estado de Pernambuco.