Search

Notícias

Conheça o Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico

O Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU) é uma Organização da Sociedade Civil que atua em defesa do direito à cidade, do direito à moradia e dos valores democráticos no Brasil. Somos um dos principais atores sociais responsáveis pela produção de conhecimento técnico e científico na área de Direito Urbanístico. Além disso, o IBDU possui forte atuação política e engajamento crítico, posicionando-se para contribuir com o avanço dos direitos sociais e em defesa da democracia no Brasil.

Com um funcionamento em rede, o Instituto reúne mais de 300 profissionais, pesquisadores e estudantes e tem inserção em 21 estados brasileiros. Nos últimos anos, concretizou uma efetiva descentralização da sua atuação, buscando se capilarizar nas cinco regiões do país.

O IBDU está presente e se faz ouvir como um importante ator social na luta pelo direito à cidade. Tem atuado de diversas formas: com produção e disseminação de conhecimento por meio de pesquisas em parcerias com universidades; por meio da incidência nos tribunais e em processos legislativos; através da elaboração de notas técnicas; elaboração de políticas públicas; e na promoção de processos de capacitação de profissionais atuantes na temática do Direito Urbanístico. Esse trabalho incide e influencia os órgãos do Sistema de Justiça, os operadores do Direito e os Poderes Executivo e Legislativo.

O objetivo do Instituto é promover a cidadania, os direitos humanos, a democracia, e outros valores universais, com ênfase no Direito à Cidade. Com isso, o IBDU, busca consolidar uma rede nacional de juristas e urbanistas comprometidos com esses princípios. Para tanto, tem como estratégia, conectar a reflexão acadêmica com as lutas sociais que ocorrem no território urbano e com a implementação da política urbana e habitacional por parte do Estado. O IBDU atua sempre com o viés inclusivo, de modo a privilegiar a visão socioambiental do território com atenção à população mais vulnerável, buscando imprimir uma perspectiva feminista, antiracista e anti LGBTQIfobica em suas ações e modelo de governança. O IBDU intervém para propor soluções frente aos conflitos sociais, constrói estratégias para impedir retrocessos e busca promover mudanças concretas na efetivação do direito à cidade e do direito à moradia e visando o fortalecimento da democracia no Brasil.